Os desafios da Primeira Gestão
- podcastnovosgestor
- 26 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Talvez a primeira gestão seja o momento de maior transformação na vida de um profissional. Neste momento se identifica que o indivíduo deu mais um passo na carreira, assumindo um novo papel, um novo cargo e novas responsabilidades, e alcançar sucesso nesse momento é importante e pode definir seu progresso na organização em que atua, ou seja, nos próximos níveis de gestão.

Encarar esse desafio é uma missão que vem acompanhada de inúmeras expectativas, tensões, medos, emoções e mudanças que se fazem necessárias. São diversos os pontos de atenção, competências e habilidades exigidas que muitas vezes ainda não estão desenvolvidas nesse profissional. É preciso delegar tarefas com eficácia, além de administrar uma equipe enquanto cumpre suas diversas outras atividades, e administrar muito bem o seu tempo, uma vez que novas atividades também serão incorporadas no dia a dia.
Evolução do líder
Geralmente, os gestores assumem este novo desafio com pouca ou nenhuma preparação específica, deste modo, algumas habilidades acabam sendo desenvolvidas no dia a dia. Neste momento, a delegação de tarefas e não realizar a atividade no lugar de um membro da equipe, administração da equipe, resolução de conflitos, construção da confiança da equipe, são habilidades essenciais que o gestor precisa desenvolver rápido e com qualidade.
O novo gestor terá que mudar sua rotina anterior e aprender a estabelecer objetivos, planejar metas, capacitar seus colaboradores, motivar seu grupo e ainda inovar sua área, sugerindo melhorias para os processos, o que provavelmente levará algum tempo. Deste modo, é importante se planejar e avaliar o tempo para a implantação do seu próprio projeto de gestão.
A evolução ou construção, se não houver, de um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), buscar treinamentos específicos dentro ou fora empresa, materiais de leitura, verificar experiências já vividas de outros líderes, com processos de mentoria, por exemplo, e ajuda de profissionais de coaching, são ações que irão auxiliar para que se tenha sucesso nesta nova jornada.
“Gestores de primeira viagem precisam aprender como realocar seu tempo e a valorizar o novo trabalho. Devem parar de pensar em si para começar a pensar nos outros.”
Ram Charan
Fui um bom técnico, e agora?
Geralmente a promoção vem depois que o profissional se destaca na execução das atividades, passa a compartilhar conhecimento e experiências com os colegas, sendo este o momento em que ele se destaca como um potencial líder e gestor. O novo gestor deve mudar o foco de executar as tarefas, para focar em pessoas, aprendendo a ouvir, resolver conflitos, delegar, formar e engajar sua equipe.
O interesse em desenvolver as pessoas deve ser genuíno, é necessário conhecer as pessoas profissionalmente e pessoalmente, saber suas principais características, suas necessidades básicas, seus motivacionais e anseios.
Também é importante desenvolver e construir bons relacionamentos além do seu time, construir bons relacionamentos com seus pares, com seus parceiros e com seus novos gestores. Estabelecer níveis adequados de confiança, participar das decisões, contribuir com ideias e conselhos e planejar tudo de forma adequada são diferenciais que trazem benefícios para a conclusão dos objetivos.
Habilidades que são importantes no dia a dia e que são fundamentais para o sucesso do gestor e da equipe são: habilidades de comunicação horizontal, vertical e diagonal, dar e receber feedbacks, gestão do tempo, delegar, como trabalhar a evolução profissional de seu time, resolução de conflitos, negociação, leis trabalhistas, estilos de liderança, análise comportamental dos indivíduos, gerenciamento de expectativas, como cobrar os resultados e a relação pessoal e profissional entre as pessoas.
Evoluir sempre ...
É importante que as áreas de recursos humanos ou os responsáveis pela promoção, observar e implementar investimentos em programas estruturados de apoio ao desenvolvimento de líderes, incluindo o estímulo à construção de redes de relacionamento, programas de mentoring ou coaching e treinamentos formais, desde que alinhados às necessidades imediatas desses novos gestores.
Assim como, é de extrema importância que haja uma comunicação clara e detalhada, com todos os envolvidos, sobre a promoção e os critérios de escolha do novo gestor, contribuindo, assim, para a construção de sua legitimidade frente à equipe.
Também podemos identificar que o aprendizado através da experiência tem sido identificado como um das mais importantes, contribuindo para reduzir a sensação de insegurança vivida pelo novo gestor frente à ausência de treinamentos formais, que dependendo da profundidade, e como trata-se apenas de teoria, tendem a contribuir relativamente pouco para a superação dos desafios da primeira gestão.
Aquela pergunta que muitos gestores ouvem em um momento ou outro, mas que dada as dificuldades do dia a dia, ou qualquer outra situação que possa dificultar esta ação é “Quem é a pessoa que poderia ficar em seu lugar, você a está treinando?”. Neste caso, seja para sua promoção para o próximo nível de gestão ou uma eventual mudança de área ou de empresa é algo que precisa ser explorado pelo novo líder e acompanhado com seriedade e preocupação adequadas.
Podemos observar que para os novos gestores, é importante investimentos na construção de relações de confiança com a equipe, gestores e outros envolvidos (áreas parceiras, clientes ou fornecedores), já que os relacionamentos emergiram como uma importante fonte de suporte na passagem de “team member” para gestor. O aprendizado on-the-job, ou seja, aplicado no dia a dia, é um importante mecanismo para o desenvolvimento de líderes, e depende da interação entre o desafio da nova função colocada pela organização e a capacidade do novo gestor em lidar com ele.
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